Pragas

Baratas
Baratas

Entre os principais problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos está a sua atuação como vetores de bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus. As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a saúde dos seres humanos.

Formigas
Formigas

As formigas representam um grande perigo para a saúde. Uma única formiga é capaz de provocar doenças, como tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia. Isso porque ela anda por lugares, como fezes, feridas e lixo, carregando em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, como bactérias, fungos e vírus.

Aranhas
Aranhas

Os danos mais graves ao ser humano estão relacionados à picadas, principalmente.

Cupins
Cupins

Atraídos pelas luzes ultravioletas, onda de luz emitida pelas lâmpadas, e o calor, esses insetos invadem os ambientes em bandos, buscando abrigo para o acasalamento para formar uma nova colônia, e causando danos ao patrimônio, uma vez que colocam milhares de ovos em horas.

Moscas
Moscas

As moscas domésticas, mais comuns, podem causar inúmeras doenças aos seres humanos. Estas pragas têm o poder de levar vírus e protozoários de várias doenças como, conjuntivite, gonorréia, desinteria, cólera, febres. Elas carregam em suas pernas, corpo, tromba ou ainda expulsa pela regurgitação ou pelas fezes, tais vírus.

Ratos
Ratos

Transmissores de doenças como a leptospirose, por exemplo, uma infecção provocada por uma bactéria que causa febre, dores e às vezes hemorragias e morte, é transmitida pela urina de ratos. A doença infecta centenas de pessoas todo ano e é um dos maiores riscos decorrentes de enchentes. E há ainda as enfermidades causadas por hantavírus, micróbios que vivem nas secreções dos roedores e são transmitidos pelo ar.